segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

:: Dicionário do Futebol | Letra "A"

Como prometi ae está a letra "A" do Dicionário do Futebol, Próxima segunda letra"B". Confiram ae galera as termologias de nosso futebol brasileiro e mundial.



ABAFA, s. m. Ato de abafar. (V. Jogo do abafa.)

ABAFAR, v. Exercer pressão sobre o time adversário com bolas pelo alto; afogar. Defender (o goleiro) a bola, cobrindo-a com as mãos ou com o tronco. // Fazer sucesso, agradar.

ACADEMIA, s. f. Designação da S.E. Palmeiras (SP) .

ACARICIAR, v. Movimentar a bola de modo delicado, geralmente enquanto se espera uma alternativa para a jogada ou com a finalidade de deixar o tempo passar.

ACERTAR, v. Chutar com acerto ou precisão. Atingir um adversário com deliberação e violência. Fazer pontos; ganhar na loteria esportiva.

ACESSO, s. m. Forma pela qual um clube passa da divisão a que pertencia para outra divisão imediatamente superior. // Divisão de -: grupo de clubes que disputa um torneio com a finalidade precípua de ascender a uma divisão superior.

ACHAR, v. Acertar (um adversário). Açougueiro, s. m. Jogador violento, brutal.

ADEUS, s. m. (PE) Passe mal feito que não pode ser aproveitado de nenhum modo.

ADVERTÊNCIA, s. f. Ato de o juiz advertir e ameaçar de expulsão o jogador que cometeu uma transgressão grave, exibindo-lhe um cartão amarelo e sem prejuízo de marcação e cobrança da penalidade respectiva. (O jogador deve ser advertido - ou expulso - pela simples apresentação do cartão, sem outro tipo de admoestação verbal.)

AÉREO, s. m. Jogada na qual a bola vai pelo alto, encobrindo um ou vários jogadores.

AFINAR. v. Estabelecer o entendimento entre os jogadores de um time, no que se refere aos seus deslocamentos e eficiente troca de passes. Ter medo; fugir (o jogador) ao choque com o adversário.

AFOGAR, v. Exercer pressão sobre a área adversária chutando bolas pelo alto. (V. Jogo do abafa e Chuveirinho.)

AGARRAR, v. Pegar ( o goleiro ) a bola sem deixar que lhe escape das mãos. Dificultar ou impedir a movimentação da adversário segurando-o por uma das partes do uniforme, ou mesmo do corpo.

AGASALHO, s. m. Vestimenta de malha grosso, ou constituída de calça e blusão, com a qual os jogadores se abrigam quando não estão disputando uma partida, ou quando praticam certos exercícios.

AGREDIR, v. Praticar agressão moral ou física.

AGREMIAÇÃO, s. f. Clube, equipe, time.

AGRESSÃO, s. f. Ato de agredir ou de atingir fisicamente, no decorrer do jogo e sem disputa de bola, adversário, companheiro ou o juiz, e que fica sujeito às penas estabelecidas pelo Código de Justiça Desportiva. // - a adversário ou a companheiro: expulsão do jogo, pelo juiz, e suspensão por vinte a 120 dias, conforme julgamento pelo Tribunal. // - mútua (a que envolve dois ou mais jogadores) : as mesmas punições acima citadas. // - ao juiz: expulsão de campo e suspensão.

AGRIÃO, s. m. V. Zona do agrião.

ÁGUA, s. f. Usado na expressão " fazer água ": ser ineficiente na defesa. (V. Joelho, água no.)

AGUDO, s. m. Chute de bico.

AJEITAR, v. Por a bola a jeito de ser chutada do melhor modo. Por-se a jeito para chutar.

ALA, s.f. Dupla de jogadores que habitualmente atua nas laterais do campo, no ataque ou mesmo na defesa. (Ala direita : ponta-direita e meia-direita: ala esquerda: ponta-esquerda e meia-esquerda.)

ALAMBRADO, s. m. Tela metálica, resistente, que separa os espectadores do gramado, nos campos de futebol.

ALAVANCA, s. f. Maneira de conter um adversário utilizando uma das pernas como ponto de apoio e o tronco ou os braços como impulsionador. (Infração punida com tiro livre direto.)

ALÇAPÃO, s. m. Estádio pequeno ou campo, em geral de propriedade de um clube ,no qual a torcida fica próxima do campo, podendo exercer pressão sobre os jogadores. // – da rua Bariri: campo do Olaria, (GB).

ALÇAR, v. Erguer, levantar (a bola).

ALFE, s. m. (Aportug. do ingl. half: meio.) Designação em desuso do jogador que atuava na linha de alfes (alfe-direito, centeralfe e alfe-esquerdo), como elemento de ligação entre a defesa propriamente dita e o ataque.

ALINHAR, v. Formar (as suas linhas), escalar, enumerar. (O Flamengo hoje alinhará com...).

ALMIRANTE, s. m. Designação do C.R. Vasco da Gama (GB).

ALUGAR, v. Ceder. Ocupar. –o passe: ceder (o jogador) a um clube, por tempo determinado, seu atestado liberatório, o que só pode ocorrer quando ele for o proprietário do próprio passe. (Ex.: Afonsinho (Olaria, Vasco, Santos). –meio-campo: manter (o time atacante) o seu adversário encurralado em seu próprio meio-campo por algum tempo.

ALVI, pref. Branco. Serve para designar as cores dos clubes em que entra o branco. (Alvinegro, Botafogo, Coríntians, Atlético (MG), Santos; alvi-rubro, Bangu; alviverde, Curitiba.)

ALVO, s. m. Objetivo, meta; o gol. // Adj. branco; com uniforme branco.

AMACIAR, s. m. Diminuir o ímpeto. Tornar macio. // – a bola: alterar sua trajetória sem, contudo, dominá-la ao primeiro toque. // – as chuteiras: torná-las mais flexíveis e cômodas, conforme faziam os grandes jogadores de antigamente quando entregavam suas chuteiras, então de má qualidade, a jogadores de quadros inferiores, para que as amaciassem pelo uso.// - o jogo: disputá-lo sem violência; facilitar os movimentos do adversário.

AMADOR, s. m. Jogador que não recebe remuneração para participar de jogos. (Segundo o CBF, um time profissional não pode escalar para uma partida mais de três amadores. V. Profissional não-amador.)

AMADORISMO, s. m. Prática, característica ou condição de amador. Regime oposto ao profissionalismo.

AMADORISTA, s. 2 gên. Pessoa qualificada como amador.

AMARELAR, v. Perder a coragem, tremer ante a responsabilidade de uma partida, ou de um lance difícil. (Driblou todo mundo,mas na hora de marcar amarelou. Era bom nos juvenis, mas amarelou quando passou para o primeiro time.)

AMARELO, s. m. Jogador que amarelou ou que costuma amarelar. ( V. Amarelar. )

AMARRAR, v. usado na expressão ¨amarrar o jogo¨: segurar; fazer cera; marcar ( O juiz) repetidas infrações.

AMISTOSO, adj. Partida na qual o resultado não vale pontos para torneio ou campeonato. Em sentido pejorativo, partida que, embora valendo pontos, é disputada por uma das equipes, ou por ambas, sem interesse pelo resultado final ou sem espírito de luta.

AMOLECER, v. Fazer corpo mole; permitir que o adversário manobre sem criar obstáculos, seja numa jogada seja numa partida, não necessariamente por fraude, mas para poupar-se ou ao time, face a compromissos futuros.

AMORTECER, v. Interromper a trajetória de bola com um toque, mas sem dominá-la imediatamente. (O goleiro amortece, depois agarra; os demais jogadores amortecem, depois dominam.)

ANDAR, v. Evidenciar má forma física. Jogar em ritmo lento. (O time andou em campo V. Último andar.)

ÂNGULO, s. m. Encontro de uma das traves com o travessão, forquilha. // - de córner: encontro das linhas laterais com as linhas de fundo do campo; // Fechar o -: colocar-se ( em geral com o goleiro) de forma a reduzir o -: de chute do atacante Sem -: diz-se do chute a gol cuja trajetória é quase paralela a linha de fundo. // Cortar a -: diz-se do zagueiro que se coloca de forma a reduzir o ângulo de chute do atacante.

ANIL, s. m. Tom de azul. Usa-se para designar as cores dos clubes em que entra o anil. (Rubro-anil, Bonsucesso, GB).

ANINHAR, v. Colocar ( a bola ) suavemente dentro do gol adversário.

ANTECIPAÇÃO, s. f. Ato de antecipar ou de antecipar-se. Jogada isolada, ou técnica defensiva, que consiste em chegar à bola ou, pelo menos, disputá-la antes que o adversário a domine.

ANTECIPAR, v. Realizar um jogo antes da data prevista. // – se: fazer uma jogada por antecipação.

ANULAÇÃO, s. f. Ato de anular.

ANULAR, v. Tornar sem valor; não considerar para contagem de pontos. // – o gol: expressão popular incorreta, pois só existe gol quando a bola passa através das traves em conseqüência de uma jogada regular, que atendeu às regras estabelecidas, a critério do árbitro; assim sendo, o árbitro não anula um gol, mas invalida uma jogada.(V. Invalidação e Invalidar.) // – o jogo: considerá-lo inexistente, sem valor para contagem de pontos, decisão que compete ao árbitro da partida, ou do TJD quando a anulação foi obtida através de recurso.

APAGAR, v. Usado na expressão "ao apagar das luzes", ou seja, nos últimos instantes de um jogo, mesmo que se tenha realizado à luz do sol. Cansar precocemente; sumir do futebol, quando se trata de jogador que despontou em categorias inferiores e não rendeu bem nas principais.

APERTAR, v. Marcar (um jogador) o adversário muito de perto; marcar colado e sem descanso. Pressionar (um time) o contendor de modo agressivo. (V. Colar.)

APITADOR, s. m. Juiz; árbitro.

APITAR, s. m. Utilizar (o árbitro) o apito para indicar que tomou uma decisão. P. ext., dirigir uma partida; servir de árbitro.

APITO, s. m. Pequeno instrumento sonoro, de sopro, utilizado pelo árbitro para indicar aos jogadores as decisões que tomou a respeito de certos lances de uma partida. (Nas partidas entre cegos os auxiliares também usam apitos.) // Soprador de –: mau juiz, incompetente.

APOIADOR, s. m. e adj. Que, ou aquele que apóia; armador.

APOIAR, v. Dar (um jogador) passe aos seus companheiros de ataque sem, no entanto, participar do mesmo; armar.

APOIO, s. m. Ato de um jogador de meio-campo ou de defesa participar de uma ação ofensiva dando bolas aos companheiros de ataque. (V. Médio-de-apoio e Meia-de-apoio.)

APRONTAR, v. Fazer apronto; treinar. Provocar confusão, seja com jogadas espetaculares, seja procurando brigas.

APRONTO, s. m. Treino de conjunto a que é submetido um time, realizado contra outro time (quase sempre do mesmo clube), com característica de uma partida amistosa.

AQUECER, v. Executar ( o jogador), Imediatamente antes de uma partida, uma série de exercícios, com ou sem bola, ou com ou sem massagens, para ativar os músculos e ficar em condições adequadas para atuar.

AQUECIMENTO, s. m. Ato de aquecer ou de aquecer-se ( o jogador).

ARÁGANO, adj. ( RS) Diz-se do jogador difícil de ser marcado.

ARAMADO, s. m. Alambrado.

ARANHA, s. m. Jogador arredio, que não se entrosa com os companheiros. Goleiro bom, que agarra a bola com segurança.

ARARUTA, s. m. Refrão cantado em conjunto pôr torcedores, para protestar contra a arbitragem, no qual a última rima encerra injúria ao juiz.

ARBITRAR, v. Servir de árbitro ou juiz de uma partida; exercer as funções de árbitro ou juiz.

ÁRBITRO, s. m. Pessoa devidamente credenciada pelas entidades oficiais para dirigir partidas de futebol. Qualquer pessoa que, atendendo às regras, dirige partidas de futebol entre times não inscritos nas entidades oficiais; juiz.

ARCO, s. m. Gol; meta.

ÁREA, s. f. Espaço delimitado no campo de futebol, a partir de cada gol, por linhas feitas com um pó branco sobre a grama. // – Grande área, – penal, ou – de pênalti: retângulo formado pela linha de fundo, por duas perpendiculares a esta, a 16,50 m de cada baliza, com igual comprimento e por uma linha horizontal que une as extremidades das duas perpendiculares, com 40,56 m de comprimento. Em seu interior estão as traves do gol, a marca de pênalti e a pequena área, ( V. Gol, Marca de pênalti, Pênalti e Pequena área.)Em seu exterior, e delimitada por ela, está a meia-lua, ( V. Meia-lua. ) A Regra 15 do IB especifica as punições para as infrações cometidas em seu interior. ( V. Regra 15. ) // Pequena área ou – de meta: retângulo existente no interior da grande área formado pela linha de fundo, por duas perpendiculares a esta, a 5,50m de cada baliza, com igual comprimento e por uma linha horizontal que une as extremidades, das duas perpendiculares, com 18,56m de comprimento. ( Em seu interior o goleiro não pode ser atacado quando esteja saltando e com os dois pés no ar, tenha ou não a posse da bola.) // Bico da –: qualquer dos dois vértices dos ângulos formados pelas linhas das grandes áreas que avança pelo campo, ou as proximidades desses vértices. // Entrada da área: qualquer ponto próximo do limite maior da grande área, paralelo à linha de fundo. // Prolongamento da –: cada um dos espaços compreendidos entre a área ( grande e pequena ) e as linhas laterais que delimitam o campo. // limpar a –: desfazer um ataque adversário no interior da área, geralmente rebatendo a bola de qualquer modo, sem a preocupação de passá-la a um companheiro. // Varrer a –: desfazer um ataque adversário no interior da área, sem qualquer preocupação de passe. // Pequena área é do goleiro. Ditado pop. Significa que, em bolas lançadas pelo adversário dentro da pequena área que defende, o goleiro é responsável pelo corte. Lembra o fato ao goleiro e aos beques, evitando que esses, tentando salvar, atrapalhem o dito goleiro.

ARÍETE, s. m. Atacante impetuoso, que rompe a defesa adversária. ( Por similitude à antiga máquina de guerra do mesmo nome, empregada em romper muralhas e portões inimigos.)

ARMADOR, s. m. Jogador que arma ou prepara jogadas para seus companheiros de ataque (meia-armador.).

ARMANDINHO, s. m. Atacante que busca o jogo sem atuar como ponta-de-lança, mas também não sendo homem de meio-de-campo. Designação do juiz agitado, que gesticula muito. (Inspirado no estilo de atuação do juiz Armando Nunes Castanheiras da Rosa Marques.)

ARMAR, v. Preparar; estabelecer condições favoráveis ( armar o chute, o passe, a jogada). // – o time: dar-lhe (o técnico) uma estrutura tática, escolhendo os jogadores para cada função ou posição.

ARQUEIRO, s. m. Goleiro.

ARQUIBALDA, s. f. Corruptela de arquibancada.

ARQUIBANCADA, s. f. Construção em degraus, com ou sem cobertura, em geral sem cadeiras, existente no limite externos de certos campos, para acomodar o público que, habitualmente, assenta em seus degraus; bancada; arquibalda.

ARRANCADA, s. f. Ato de arrancar. Ação ofensiva súbita, na qual o time, partindo de uma posição defensiva ou intermediária, dispara contra o gol adversário. – individual: a que é feita por um único jogador.

ARRANCAR, v. Realizar uma arrancada.

ARRANCA-TOCO, s.m. Diz-se, em sentido pejorativo, do time, do jogador ou do jogo de várzea ou do interior, sem um mínimo de condições técnicas. (Devido à possível existência de tocos nos campos rústicos, os quais seriam arrancados pelos chutes dos jogadores.)

ARRECADAÇÃO, s. f. Ato de arrecadar. Importância arrecadada.

ARRECADAR, v. Receber as importâncias correspondentes às entradas pagas para assistir a um jogo, torneio, etc.

ARREMATAR, v. Chutar a gol, concluir uma ação ofensiva.

ARREMATE, s. m. Ato de arrematar; chute final em direção ao gol com a intenção de marcar o tento. – final: forma errônea de arremate.

ARREMESSAR, v. Fazer arremesso.

ARREMESSO, s. m. Ato de movimentar as bolas com as mãos. // – lateral: forma legal (Regra 15) de reposição da bola em jogo quando ela sai pela linha lateral e única ocasião em que os jogadores, exceto os goleiros, devem movimentar a bola com as mãos, o que ocorre quando ela foi posta fora de campo por jogador adversário. ( O jogador que faz o arremesso lateral deve estar parado fora do campo, nas proximidades do local onde a bola saiu, movimentando-a com as duas mãos simultaneamente, por cima da cabeça, e tendo os dois pés no chão, fora de campo.)

ARREPIAR, v. Entrar com violência sobre o adversário, sem chegar propriamente a atingi-lo, mas buscando uma solução imediata. (O goleiro, p. ex., grita para o seu beque: "Arrepia, fulano!", pedindo-lhe, assim, que resolva a situação de qualquer modo, sem necessariamente atingir alguém.)

ARRUMAR, v. Usado na expressão "arrumar a casa", que define uma jogada na qual um ou mais jogadores contêm a investida adversária e, trocando passes ou falando entre si, recompõem o esquema tático e tranqüilizam o time.

ARTÍFICE, s. m. Diz-se do jogador responsável direto por um resultado positivo (de jogada, gol ou partida).

ARTILHARIA, s. f. Capacidade de uma equipe gols ou a medida dessa capacidade; linha de ataque, atacantes.

ARTILHEIRO, s. m. Jogador que marca muitos gols. Jogador que marca o maior números de gols num time ou num torneio. // – negativo: jogador que marca 1 ou mais gols contra seu próprio time.

ARTISTA, s. m. Jogador que faz jogadas bonitas mas nem sempre necessárias. Jogador que, fora do campo, tem atitudes ou gestos demasiadamente maneirosos.

ARTRITE, s.f. Inflamação na articulação, em geral decorrente de predisposição do organismo.

ARTROSE, s. f. Afecção, sem caráter inflamatório, de uma articulação.

ÁS, s. m. Craque; grande jogador.

ASA, s. f. Designação de uma dupla de jogadores de posições próximas e quase sempre atuando em uma das laterais do gramado ( asa direita e asa esquerda.) // – média: a dupla dos médios que atuavam do mesmo modo ( asa média direita e asa média esquerda.) // – de açucareiro: jogador que, ao ver seu time atacado, fica parado com as mãos nas cadeiras. (Falando-se, em geral, de jogador de ataque.)

ASPIRA, s. m. Corruptela de aspirante.

ASPIRANTE, adj. e s. m. Que, ou jogador que provém de categorias inferiores, ou de outro clube, e que procura atingir a equipe principal. (Em certa época foram organizados com substitutos e reservas times de aspirantes que inclusive disputavam campeonatos dessa categoria, ora extintos.) Aspira.

ASSALTO, s. m. Denominação do jogo no qual um dos times foi visivelmente prejudicado pelo árbitro.

ASSASSINO s. m. Jogador tão violento que poria em risco a própria vida dos adversários.

ASSINALAR, v. Marcar (o juiz) uma infração. Indicar, recomendar (um jogador) a um clube. Marcar (o jogador) um gol.

ASSISTENTE, adj. 2 gên. e s. 2 gên. Que, ou aquele que assiste a uma partida. // – privilegiado: goleiro que pouco atuou devido à ineficiência do ataque adversário; jogador que mais assiste a uma partida do que disputa; jogador que atua pouco, por não receber colaboração de seus companheiros.

ASSOCIATION (assoussieixen, literalmente, associação), s. f., palavra inglesa que completa a expressão Football Association (Associação de Futebol), por oposição à Rugby League (râgbilìg), Lida do Rúgbi. Os dois esportes irmãos ficaram conhecidos, o, primeiro pelo nome da escola que o codificou, e o segundo pelo nome de sua primeira entidade. (V. siglas FA, FIFA e IB.)

ATACANTE, adj. Que ataca, que joga no ataque. S. m. Jogador que tem a função primordial de organizar ou de finalizar os ataques do seu time.

ATADURA, s. f. Faixa de pano com que se envolve a parte do corpo machucada. Faixa de pano com que os jogadores envolvem os pés para dar-lhes maior firmeza para evitar o atrito das meias e torções do tornozelo, e, nos goleiros, dos punhos.

ATALHO, s. m. Passagem estreita numa defesa pela qual o atacante procura passar. // Achar, procurar um –: jogada que consiste em passar a bola por um lado do adversário e correr pelo outro para reconquistá-la atrás dele.

ATESTADO LIBERATÓRIO, Ioc. subs. Documento pelo qual um clube cede a outro os direitos que possuía sobre um jogador. (V. Passe.)

ATLE-COLO, s.m. Designação das partidas disputadas entre o C. A. Paranaense e o Colorado Esporte Clube (Curitiba, PR).

ATLETA, s. m. Jogador.

ATLE-TIBA, s. m. Designação das partidas disputadas entre o C. A. Paranaense e o Curitiba F, C. (Curitiba, PR).

ATRASAR, v. Tocar a bola no sentido do seu próprio gol.

AURI, pref. Amarelo-ouro. Usa-se para designar as cores do clube em que esse tom. (Auriverde, Seleção Brasileira; aurinegro, Peñarol, Montevidéu.)

AUTORIDADE, s. f. Designação genérica da pessoa que tem poder de decisão num clube, time, entidade, tribunal esportivo, etc. e, restritamente, juiz, árbitro de um jogo. // – máxima: o juiz.

AUXILIAR, s. m. Pessoa que, com funções apenas informativas, auxilia o juiz no decorrer do jogo, acenando com uma bandeirinha ou por meio de outros sinais convencionais; bandeirinha; fiscal de linha. (Os auxiliares são em número de dois e suas funções estão definidas pela Regra 4.)

AVANTE, s. m. Atacante. // Int. Para a frente! Adiante! (Empregada geralmente em faixa.)

AVE-MARIA, s.f. V. Turma.

AVENIDA, s. f. Zagueiro que marca de modo ineficiente e por quem os adversários passam com facilidade. // Abrir uma –: fazer no adversário um talho extenso e profundo, em geral com as travas da chuteira; realizar uma jogada ou um movimento ofensivo que abra espaço na defesa adversária.

AZARÃO, s. m. Time cuja vitória numa partida ou torneio era muito pouco provável: zebra.

AZOUGUE, s. m. Jogador ágil, rápido, perigoso.

Fonte:www.placar.combr/

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